Eleanor & Park

SINOPSE – Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

capaeleanorepark

Eleanor & Park é uma história de amor, na verdade, de primeiro amor entre dois adolescentes. Eleanor é a novata na escola. Só que ela desperta atenção não por ser a novidade e sim por sua fisionomia, roupas e comportamento. Eleanor não faz questão de ser “a diferentona”. Aliás, ela não quer ser mais uma na multidão e definitivamente não faz o tipo daquelas adolescentes que só pensam em maquiagem e cabelos. Eleanor quer ser ela mesma e, acima de tudo, livre. Uma liberdade que não existe ainda em sua casa e sua vida, mas que ela sonha alcançar.

Eleanor entra na vida de Park ao subir no ônibus escolar. Eles estudam na mesma escola e são vizinhos. Como ninguém abriu espaço para que Eleanor pudesse se sentar, Park, contrariado, cede o lugar ao lado do seu assento. O que se observa nas páginas seguintes são dois personagens extremamente bem construídos, ricos em detalhes, o que certamente faz o texto de Rainbow Rowell ser tão diferenciado.

Na narrativa, uma série de descobertas tão características ao primeiro amor como o primeiro entrelaçar das mãos, o primeiro beijo e as primeiras carícias.  Um romance que nos faz lembrar ainda como é ser adolescente e o turbilhão de emoções que se vive nessa fase.

O livro aborda ainda as questões familiares e a influência do contexto familiar na formação da personalidade e nas atitudes dos jovens. Park vem de uma família estruturada com pais que se amam e foi criado em um lar onde nada falta. Já Eleanor não teve a mesma sorte na vida e já sofreu muito nas mãos do padrasto em uma casa onde os recursos são escassos, as brigas são frequentes e não há privacidade nem uma atmosfera de amor e carinho. Eleanor e Park, nesse sentido, pertencem a mundos diferentes. Mas o encontro dos dois é tão intenso que nada pode os separar. Afinal, quando se tem amor somos mesmo invencíveis.

Uma das várias frases fofas do livro… “Eu acho que vivo por você” (de Eleanor para Park).

Eleanor e Park citação

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *